O nosso mundo

Notícias

Projetos

Envolva-se

Apoios e parcerias

Contactos
Bola Quadrada da Vida - CEPAO
A convite do Centro Educativo Padre António Oliveira – CEPAO, a Mundos de Papel Associação marcou presença no mês cultural, cujo tema é “A Bola Quadrada da Vida”.

Quando deparados com o desafio, onde se pode colocar tantas coisas num espaço temporal tão reduzido, de que forma poderíamos contribuir para esta temática?

Então, no passado dia 22 de Maio, agarramos na nossa “mochila” e com ela levámos, além de conhecimento técnico e gosto pela intervenção, um livro com uma história peculiar, umas revistas e mais dois mundos.

Iniciando a sessão com cada um dos grupos com um momento de relaxamento, seguiu-se a história da “Coisa Perdida” de Shaun Tan, em formato de vídeo, e uma reflexão conjunta que se concluiu com a construção de um origami muito especial. Aqui, houve momento para sentir e refletir sobre o significado de se ser diferente, bem como o processo de transformação que possa estar implícito e a importância dessa mesma transformação.

Criou-se um espaço onde tudo cabe, o dito normal mas também o diferente. Onde podemos descobrir que “coisas” que nos podem parecer estranhas são verdadeiras riquezas, onde podemos também transformar “coisas” que á partida são nada, em algo incrível. Por vezes, o difícil é acreditar que também nós merecemos coisas incríveis na nossa bola quadrada da vida.

Convidamos também os nossos leitores a ver a curta-metragem que os jovens viram (https://youtu.be/ILUxUrjjpyg) e, para os mais audazes, permitam-se transformar uma simples folha de papel numa bola quadrada através de técnicas de Origami.

Agradecemos mais uma vez o convite ao CEPAO, a todos os técnicos presentes e aos 24 jovens que connosco partilharam esta tarde. Obrigada também à nossa sócia-voluntária Zélia Oliveira e à Dra. Elisabete Coelho, em representação da União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, que colaboraram connosco nesta atividade.

Convosco, deixamos os testemunhos da Zélia Oliveira e da Dra. Elisabete Coelho:

“Bem o que posso dizer da atividade... para mim foi muito gratificante ter participado nesta atividade porque mais uma vez tive a oportunidade de partilhar uma das minhas paixões, o Origami. Por outro lado, é sempre surpreendente ver a evolução dos participantes ao longo da construção do Origami, passando de um estado de desinteresse ou desconfiança inicial para uma surpreendente realização pessoal. Agradeço à Mundos de Papel pelo convite mas também à Instituição e aos participantes pois sem eles nada disto teria sido possível!”
Zélia Oliveira

“Obrigada à Mundos de Papel pela oportunidade de fazer parte da atividade desenvolvida no Centro Educativo Padre António de Oliveira. Foi muito gratificante poder trabalhar o tema da exclusão social, com jovens que vivenciam esta problemática, de uma forma que conseguiu captar a atenção dos mesmos e promoveu a partilha de emoções. Através do origami, aliado à psicologia positiva, os jovens perceberam que apesar das contrariedades da vida, há sempre hipóteses de transformação. Parabéns pela vossa intervenção “fora da caixa”.”
Elisabete Coelho

Até Breve,
Mundos de Papel Associação.